INSTALAÇÕES DE HIDRANTES  

Morro da Fumaça/SC e região

•SOBRE

      Os Sistema Hidráulico Preventivo encontra-se dividido em sistemas de mangotinhos e sistemas de hidrantes. A todo sistema a ser instalado deve corresponder um memorial, constando cálculos, dimensionamentos, desenhos, plantas, perspectivas isométricas detalhadas de tubulação, premissas, orientações para instalação, procedimentos de ensaio e recomendações para manutenção.

     Os parâmetros, ábacos, tabelas e outros recursos utilizados no projeto e no dimensionamento devem ser descritos um memorial, O fluxograma de instalação do sistema e seus esquemas de funcionamento e operação, elaborados pelo projetista e verificados pelo instalador, devem fazer parte do memorial. 

       Durante a instalação do Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) deve-se descrever em um relatório com todas as eventuais alterações ocorridas no sistema, com relação a materiais e equipamentos utilizados, percursos e traçados da tubulação, bem como os demais itens do projeto, devendo no momento da elaboração do projeto verificar a adequação dos parâmetros de funcionamento, bem como a segurança do sistema hidráulico preventivo.  

    Na instalação é obrigado a afixar, preferencialmente na casa de bombas do sistema, uma placa construída em material adequado, contendo identificação do construtor, do instalador e do projetista final, bem como os números de registro do projeto nos órgãos competentes.

    O Sistema Hidráulico Preventivo pode ser dividido em sistema de  Hidrantes ou Mangotinhos, devendo ser definido a utilização de um dos dois durante a elaboração do projeto da rede do sistema hidráulico preventivo. Conforme a NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio, define que:

-Hidrante: Ponto de tomada de água onde há uma (simples) ou duas (duplo) saídas contendo válvulas angulares com seus respectivos adaptadores, tampões, mangueiras de incêndio e demais acessórios.

-Mangotinho: Ponto de tomada de água onde há uma (simples) saída contendo válvula de abertura rápida, adaptador (se necessário), mangueira semi-rígida, esguicho regulável e demais acessórios.

•HIDRANTES E MANGOTINHOS

2359.jpg

•LAUDO DE SHP

      Na Conclusão das Instalações do SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) deve ser elaborado uma laudo técnico do sistema, com o respectivo TRT - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico responsável pela instalação.

     Em toda inspeção ou vistoria da rede de combate ao incêndio por hidrantes/mangotinhos deve ser analisado itens como vazamentos, peças/conexões vencidas, funcionamento da bomba de incêndio/pressurização, teste hidrostático para verificação da pressão, a qual deve estar de acordo com o PPCI - Projeto de Prevenção e Combate ao Incêndio da rede de sistema hidráulico preventivo, entre outros itens.

    No Laudo Técnico deverá ser fornecida todas as informações, inclusive sobre a estanqueidade e manutenções realizadas no SHP - Sistema Hidráulico Preventivo, em seguida deverá ser entregue ao órgão fiscalizador, normalmente Corpo de Bombeiros, sendo que a outra via deverá ficar com o contratante.

hidrante itajai.jpg

•NORMAS REGULAMENTADORAS

    As Normas regulamentados do Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos), normalmente são as seguintes:

-Normas do Corpo de Bombeiros;

-NBR 13714 - Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incêndio;

-NFPA 291 - Recommended Practice for Fire Flow Testing and Marking of Hydrants.

•MANUTENÇÕES

       As Manutenções no Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos) são de extrema importância visto que possibilitam garantir o funcionamento do SHP em áreas específicas as quais encontram-se danificadas. Deve-ser fornecido o laudo da rede de SHP, a fim de que se possa verificar os dados técnicos de funcionamento do mesmo. Manter as manutenções em dia possibilita maior segurança contra o incêndio, bem como a edificação e aos ocupantes da mesma,

     Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em Instalações, Manutenções e Laudos de SHP - Sistema Hidráulico Preventivo (Hidrantes e Mangotinhos). Atendimento pelo número +55  (47) 9.9929-9050.

•ENTRE EM CONTATO

•Atendemos Balneário Camboriú e região.