top of page

LAUDO DE ILUMINAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA

LAUDO_DE_ILUMINAÇÃO_DE_EMERGÊNCIA.png

•SOBRE

    O Laudo do Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência é o documento que atesta que determinada edificação possui o sistema de iluminação e sinalização de emergência com luminância conforme a respectiva legislação vigente.

 Neste Laudo consta várias informações, principalmente aquelas que garantem boas especificações de execução e detalhamento dos trechos que foram realizados. Deve-se utilizar equipamento certificado para elaboração do laudo técnico.

      A GasFire Sistemas Contra Incêndio possui mão de obra especializada para atuação em Sistemas de Iluminação e Sinalização de Emergência, sendo referência em todo Brasil e América do Su, além de fornecer materiais certificados e testados.

•AUTONOMIA

     O sistema de iluminação de emergência deve garantir a intensidade dos pontos de luz de maneira a respeitar os níveis mínimos de iluminamento desejado e cumprir o objetivo. O sistema não poderá ter uma autonomia menor que 1 h de funcionamento, com uma perda maior que 10% de sua luminosidade inicial.

      Em casos específicos, o tempo de funcionamento pode ser prolongado pelos órgãos competentes para cumprir com as exigências de segurança a serem atingidas. Recomenda-se que em regiões com problemas de fornecimento de energia elétrica pela rede local, a autonomia mínima seja compatível com os períodos de falta de energia da concessionária. Para edifícios superiores a 10 andares ou locais com área superior a 1000 m2 , com grande ocupação ou circulação de público, cuidados especiais devem ser tomados para garantir a evacuação.

      Pode ser elaborado um projeto com iluminação parcial nas áreas de maior movimento e para outras áreas, prever chaves de liga manual e desligamento automático com temporizador, para diminuir o consumo de energia da bateria.

•LAUDO DE ILUMINAÇÃO

      Na Conclusão das Instalações do Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência deve ser elaborado uma laudo técnico do sistema, com o respectivo TRT - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico responsável pela instalação.

     Em toda inspeção ou vistoria da rede de prevenção contra incêndio deve ser analisado itens como resistência, peças/conexões vencidas, funcionamento da central de baterias, teste de luminância para verificação de conformidade com o calculado em PPCI - Projeto de Prevenção e Combate ao Incêndio, entre outros itens.

    No Laudo Técnico deverá ser fornecida todas as informações, inclusive sobre nível de iluminação, garantia e manutenções realizadas no Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência, em seguida deverá ser entregue ao órgão fiscalizador, normalmente Corpo de Bombeiros, sendo que a outra via deverá ficar com o contratante.

•NORMAS REGULAMENTADORAS

    As Normas regulamentados do Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência, normalmente são as seguintes:

-Normas do Corpo de Bombeiros;

-NBR 10898 - Sistema de iluminação de emergência;

-NFPA 110 - Standard for Emergency and Standby Power Systems.

ILUMINAÇÃO_DE_EMERGENCIAA.png

•MANUTENÇÕES

       As Manutenções no Sistema de Iluminação e Sinalização de Emergência são de extrema importância visto que possibilitam garantir o funcionamento do sistema em áreas específicas as quais encontram-se danificadas. Deve-ser fornecido o laudo da rede dos sistemas de iluminação e sinalização de emergência, a fim de que se possa verificar os dados técnicos de funcionamento do mesmo. Manter as manutenções em dia possibilita maior segurança contra o incêndio, bem como a edificação e aos ocupantes da mesma. Atendemos São Bento do Sul e região.

•ENTRE EM CONTATO

     Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em São Bento do Sul e região para Instalações, Manutenções e Laudos de Sistema de Sinalização e Iluminação de Emergência.

Atendimento pelo número +55  (47) 9.9929-9050.

bottom of page