top of page
CORRETO.png

Atendimento:

+55  (47) 9.9929-9050

whatsapp.png

•SOBRE

      Considera-se um espaço pressurizado quando este receber um suprimento contínuo de ar que possibilite manter um diferencial de pressão entre este espaço e os adjacentes, preservando-se um fluxo de ar através de uma ou várias trajetórias de escape que conduzem o ar para o exterior da edificação. Para a finalidade prevista em alumas normas de Corpo de Bombeiros, o diferencial de pressão deve ser mantido em nível adequado para impedir a entrada de fumaça no interior da escada. O método estabelecido também se aplica às escadas de segurança com pavimentos abaixo do piso de descarga. O sistema de pressurização pode ser projetado de duas formas:

-Sistema de 1 estágio: para operar somente em situação de emergência;

-Sistema de 2 estágios: incorporar um nível baixo de pressurização, para funcionamento contínuo, com previsão para um nível maior de pressurização que entra em funcionamento em uma situação de emergência.

     O Laudo Técnico de Sistema de  Pressurização de Escadas visa atestar as reais condições do sistema em determinada edificação. Em anexo a este Laudo, deve constar o TRT  - Termo de Responsabilidade Técnica (antiga ART) do Técnico Industrial responsável.

•TESTES DE APROVAÇÃO

       Os Testes de Aprovação são de extrema importância para os Laudos de Pressurização de Escadas. Apenas um teste de sistema de detecção de fumaça não é satisfatório para se determinar o correto funcionamento de uma instalação de pressurização, visto que não se pode garantir que todas as condições climáticas adversas possam estar presentes no momento da execução do teste. Entretanto, esse teste pode, às vezes, revelar trajetórias indesejáveis de fluxo da fumaça provocadas por defeitos na construção. O teste de aprovação da pressurização deve consistir de:

I. Medição do diferencial de pressão entre a escada e os espaços não pressurizados adjacentes com todas as PCF fechadas;

II. Medição da velocidade do ar que sai de um conjunto representativo (de acordo com estipulado no cálculo) de PCF abertas que, quando fechadas, separam o espaço pressurizado dos recintos ocupados do edifício.

     O teste deve ser feito quando o edifício estiver concluído, com os sistemas de condicionamento de ar e de pressurização balanceados e todo o sistema pronto e funcionando, com cada componente operando satisfatoriamente e sendo controlado pelo sistema de acionamento no seu modo correto de operação em emergência.

      Recomenda-se que as medições efetuadas em campo devem seguir as recomendações da AMCA 203, pela literatura Field Performance Measurement of Fan System. Nos sistemas com 2 estágios são exigidas medições apenas com o segundo estágio operando (estágio de emergência). O sistema de detecção deve ser submetido aos testes, de acordo com as normas vigentes, e também considerando as interferências da pressurização, quando o sistema for de 2 estágios. As principais normas que regulamentam o sistema tratam-se das seguintes:

-Normas do Corpo de Bombeiros de cada estado;

-NBR 14880 – Saídas de emergência em edifícios - Escadas de segurança - Controle de fumaça por pressurização;

-AMCA (Air Movement and Control Association International, Inc.) - AMCA 203, pela literatura Field Performance Measurement of exaustor System; AMCA-210 e o Manual da AMCA;

-NFPA 92 - Standard for Smoke Control Systems.

LAUDO_DE_PRESSURIZAÇÃO_DE_ESCADAS.png

•DIFERENCIAIS

         Os Diferenciais da Gasfire Sistemas Contra Incêndio e Pânico na confecção de laudos técnicos para edificações e área naval, sempre objetivam maior segurança contra incêndio aos ocupantes da edificação, bem como ao patrimônio de forma que o sistema torne-se eficiente, com maior viabilidade para o contratante da mesma forma ao proporcionar  desempenhos de alta performance em situações emergenciais.

-Qualidade;

-Segurança;

-Economia;

-Inovação;

-Tecnologias.

•ATENDEMOS AS NORMAS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO!

LogoABNT.jpg
national fire.png
fm global.jpg
VRBRBRB.png
ul INCENDIO.png
logo bombeiro sem o SP.png
dvedve.png
VFBASRNRN.png
gvkyvkvb.jpg

•ENTRE EM CONTATO

       Para mais informações e/ou orçamentos, entre em contato conosco, temos a melhor solução para você e sua empresa em  Laudos Técnicos, Testes e Inspeções Técnicas de Sistema de Pressurização de Escadas.

Telefone para contato +55  (47) 9.9929-9050.

bottom of page